
Sobre o curso
- O Curso de Administração da UNIFACP prepara você para os desafios de um mercado competitivo, oferecendo formação em gestão e empreendedorismo. Com um projeto pedagógico moderno, o curso desenvolve competências essenciais para atuar em empresas de diversos setores, incluindo indústrias, comércio, serviços e ONGs. Os administradores têm um papel crucial na geração de riqueza e no bem-estar da sociedade, gerenciando áreas como Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Logística. Em um cenário de globalização e inovação constante, sua capacidade de tomar decisões rápidas e analisar o ambiente de negócios é fundamental. O curso tem duração de 4 anos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h30. Inscreva-se no nosso vestibular e comece a construir seu futuro promissor na UNIFACP!
- Perfil do Egresso
- Mercado de Trabalho
- Práticas
- Estrutura Curricular
- Downloads
Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos dos cursos de Administração do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP o seguinte perfil desejado:
Os alunos dos Cursos de Administração da UNIFACP deverão estar aptos a reconhecer e interpretar a razão de ser (missão) das organizações e atividades nas quais se virem inseridos, bem como os recursos e meios necessários para a adequada consecução de tais missões, dentro de uma filosofia de respeito social e ética empresarial. Deverão ainda desenvolver competência específica em sua área de habilitação, complementando o seu potencial de contribuição com a sociedade e suas organizações.
Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:
A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a missão da organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
O reconhecimento das missões favorece a compreensão da organização como processos, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
Tal compreensão da organização favorece a escolha das práticas de gestão a serem aplicadas na busca da consecução de sua missão;
O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.
Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, definidas pela Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade de Paulínia estruturou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com o objetivo de possibilitar ao administrador formado o desenvolvimento das seguintes competências:
I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos or ganizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Administrar significa gerenciar negócios, pessoas e recursos para alcançar metas definidas. O profissional formado em Administração de Empresas é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos de uma organização—humanos, tecnológicos, financeiros e materiais.
Os administradores analisam o ambiente organizacional, constroem cenários e definem estratégias para maximizar resultados com uso racional de recursos. Eles atuam em áreas como recursos humanos, finanças e logística, implementando programas, elaborando planejamentos e prestando consultoria.
Além disso, os administradores avaliam o desempenho organizacional, identificando oportunidades e ameaças, e tomando decisões operacionais e estratégicas que agregam valor em diversos mercados.
O bacharelado em Administração oferece uma formação generalista, preparando os egressos para atuar em organizações públicas e privadas, lucrativas ou não, caracterizando-se como um dos cursos com maior empregabilidade.
Trabalhos interdisciplinares em todos os semestres do curso, com aplicação predominantemente prática;
- Orientação para Estágios
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Semana de Administração
- Palestras e Debates
- Monitoria
- Cursos de Extensão
- Empresa Junior
1º Módulo | |||
2056 | Atividades de Extensão | 53 | |
162 | Seminários Gerais | 80 | |
270 | Psicologia Organizacional | 40 | |
280 | Introdução ao Direito | 40 | |
283 | Administração do Relacionamento com o Cliente | 80 | |
157 | Interpretação e Produção de Textos | 80 | |
766 | Liderança e Gestão de Equipes | 40 | |
789 | Homem e Sociedade | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
2º Módulo | |||
158 | Fundamentos da Matemática | 80 | |
268 | Evolução do Pensamento Administrativo | 80 | |
269 | Contabilidade | 80 | |
279 | Economia de Empresas | 40 | |
582 | Comunicação Empresarial | 40 | |
2057 | Atividades de Extensão | 53 | |
790 | Ciências Sociais | 40 | |
791 | Filosofia e Ética | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
3º Módulo | |||
699 | Sustentabilidade Organizacional | 40 | |
288 | Administração de Pessoas | 80 | |
289 | Processos Decisórios | 40 | |
676 | Matemática Financeira | 80 | |
773 | Análise das Demonstrações Contábeis | 40 | |
271 | Estrutura e Administração de Processos | 80 | |
2058 | Atividades de Extensão | 53 | |
792 | Direito Empresarial e Trabalhista | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
4º Módulo | |||
768 | Economia e Gestão do Setor Público | 80 | |
2059 | Atividades de Extensão | 53 | |
343 | Empreendedorismo e Estratégia de Negócios | 80 | |
319 | Estatística | 80 | |
302 | Técnicas de Racionalização de Processos | 40 | |
793 | Direito Tributário | 40 | |
305 | Administração das Operações Produtivas | 80 | |
Carga Horária | 453 | ||
5º Módulo | |||
588 | Governança Corporativa | 40 | |
796 | Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40 | |
795 | Elaboração e Análise de Projetos | 40 | |
287 | Formação de Preços de Venda | 40 | |
2060 | Atividades de Extensão | 53 | |
278 | Administração Mercadológica | 80 | |
794 | Estatística Aplicada | 80 | |
Carga Horária | 453 | ||
6º Módulo | |||
306 | Gestão das Informações Organizacionais | 80 | |
282 | Administração Financeira | 80 | |
799 | Métodos de Pesquisa | 40 | |
787 | Logística Empresarial – Transportes | 40 | |
320 | Aprendizagem Organizacional | 40 | |
798 | Marketing Internacional | 40 | |
819 | Planejamento Operacional | 80 | |
2061 | Atividades de Extensão | 53 | |
Carga Horária | 453 | ||
7º Módulo | |||
2062 | Atividades de Extensão | 53 | |
817 | Orientação TCC I | 40 | |
800 | Tópicos em Administração | 80 | |
314 | Ambiente Economico Global | 80 | |
360 | Gestão do Conhecimento | 40 | |
357 | Técnicas de Negociação | 40 | |
311 | Evolução do Pensamento Estratégico | 80 | |
801 | Pesquisa Operacional | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
8º Módulo | |||
317 | Jogos de Empresas | 80 | |
2063 | Atividades de Extensão | 53 | |
316 | Administração Estratégica | 80 | |
802 | Tópicos Avançados em Administração | 80 | |
803 | Excelência Organizacional | 40 | |
804 | Gestão de Negócios Internacionais | 40 | |
246 | Desenvolvimento Gerencial | 40 | |
818 | Orientação TCC II | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 300 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO | 320 | ||
% CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA | 16,75% | ||
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS | -533,33 | ||
LIBRAS (optativa) | -40 | ||
Manual de Atividades Complementares – Administração
Relatório AC – Congressos e Seminários
Relatório AC – Cursos
Relatório AC – Defesa de Trabalho
Relatório AC – Filmes
Relatório AC – Iniciação Científica
Relatório AC – Leituras
Relatório AC – Palestras
Relatório AC – Projetos Comunitários
Relatório AC – Publicação
Relatório AC – Visita Técnica
- Perfil do Egresso
- Mercado de Trabalho
- Práticas
- Estrutura Curricular
- Downloads
Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos dos cursos de Administração do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP o seguinte perfil desejado:
Os alunos dos Cursos de Administração da UNIFACP deverão estar aptos a reconhecer e interpretar a razão de ser (missão) das organizações e atividades nas quais se virem inseridos, bem como os recursos e meios necessários para a adequada consecução de tais missões, dentro de uma filosofia de respeito social e ética empresarial. Deverão ainda desenvolver competência específica em sua área de habilitação, complementando o seu potencial de contribuição com a sociedade e suas organizações.
Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:
A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a missão da organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
O reconhecimento das missões favorece a compreensão da organização como processos, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
Tal compreensão da organização favorece a escolha das práticas de gestão a serem aplicadas na busca da consecução de sua missão;
O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.
Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, definidas pela Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade de Paulínia estruturou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com o objetivo de possibilitar ao administrador formado o desenvolvimento das seguintes competências:
I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos or ganizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Administrar significa gerenciar negócios, pessoas e recursos para alcançar metas definidas. O profissional formado em Administração de Empresas é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos de uma organização—humanos, tecnológicos, financeiros e materiais.
Os administradores analisam o ambiente organizacional, constroem cenários e definem estratégias para maximizar resultados com uso racional de recursos. Eles atuam em áreas como recursos humanos, finanças e logística, implementando programas, elaborando planejamentos e prestando consultoria.
Além disso, os administradores avaliam o desempenho organizacional, identificando oportunidades e ameaças, e tomando decisões operacionais e estratégicas que agregam valor em diversos mercados.
O bacharelado em Administração oferece uma formação generalista, preparando os egressos para atuar em organizações públicas e privadas, lucrativas ou não, caracterizando-se como um dos cursos com maior empregabilidade.
Trabalhos interdisciplinares em todos os semestres do curso, com aplicação predominantemente prática;
- Orientação para Estágios
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Semana de Administração
- Palestras e Debates
- Monitoria
- Cursos de Extensão
- Empresa Junior
1º Módulo | |||
2056 | Atividades de Extensão | 53 | |
162 | Seminários Gerais | 80 | |
270 | Psicologia Organizacional | 40 | |
280 | Introdução ao Direito | 40 | |
283 | Administração do Relacionamento com o Cliente | 80 | |
157 | Interpretação e Produção de Textos | 80 | |
766 | Liderança e Gestão de Equipes | 40 | |
789 | Homem e Sociedade | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
2º Módulo | |||
158 | Fundamentos da Matemática | 80 | |
268 | Evolução do Pensamento Administrativo | 80 | |
269 | Contabilidade | 80 | |
279 | Economia de Empresas | 40 | |
582 | Comunicação Empresarial | 40 | |
2057 | Atividades de Extensão | 53 | |
790 | Ciências Sociais | 40 | |
791 | Filosofia e Ética | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
3º Módulo | |||
699 | Sustentabilidade Organizacional | 40 | |
288 | Administração de Pessoas | 80 | |
289 | Processos Decisórios | 40 | |
676 | Matemática Financeira | 80 | |
773 | Análise das Demonstrações Contábeis | 40 | |
271 | Estrutura e Administração de Processos | 80 | |
2058 | Atividades de Extensão | 53 | |
792 | Direito Empresarial e Trabalhista | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
4º Módulo | |||
768 | Economia e Gestão do Setor Público | 80 | |
2059 | Atividades de Extensão | 53 | |
343 | Empreendedorismo e Estratégia de Negócios | 80 | |
319 | Estatística | 80 | |
302 | Técnicas de Racionalização de Processos | 40 | |
793 | Direito Tributário | 40 | |
305 | Administração das Operações Produtivas | 80 | |
Carga Horária | 453 | ||
5º Módulo | |||
588 | Governança Corporativa | 40 | |
796 | Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40 | |
795 | Elaboração e Análise de Projetos | 40 | |
287 | Formação de Preços de Venda | 40 | |
2060 | Atividades de Extensão | 53 | |
278 | Administração Mercadológica | 80 | |
794 | Estatística Aplicada | 80 | |
Carga Horária | 453 | ||
6º Módulo | |||
306 | Gestão das Informações Organizacionais | 80 | |
282 | Administração Financeira | 80 | |
799 | Métodos de Pesquisa | 40 | |
787 | Logística Empresarial – Transportes | 40 | |
320 | Aprendizagem Organizacional | 40 | |
798 | Marketing Internacional | 40 | |
819 | Planejamento Operacional | 80 | |
2061 | Atividades de Extensão | 53 | |
Carga Horária | 453 | ||
7º Módulo | |||
2062 | Atividades de Extensão | 53 | |
817 | Orientação TCC I | 40 | |
800 | Tópicos em Administração | 80 | |
314 | Ambiente Economico Global | 80 | |
360 | Gestão do Conhecimento | 40 | |
357 | Técnicas de Negociação | 40 | |
311 | Evolução do Pensamento Estratégico | 80 | |
801 | Pesquisa Operacional | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
8º Módulo | |||
317 | Jogos de Empresas | 80 | |
2063 | Atividades de Extensão | 53 | |
316 | Administração Estratégica | 80 | |
802 | Tópicos Avançados em Administração | 80 | |
803 | Excelência Organizacional | 40 | |
804 | Gestão de Negócios Internacionais | 40 | |
246 | Desenvolvimento Gerencial | 40 | |
818 | Orientação TCC II | 40 | |
Carga Horária | 453 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 300 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO | 320 | ||
% CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA | 16,75% | ||
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS | -533,33 | ||
LIBRAS (optativa) | -40 | ||
Manual de Atividades Complementares – Administração
Relatório AC – Congressos e Seminários
Relatório AC – Cursos
Relatório AC – Defesa de Trabalho
Relatório AC – Filmes
Relatório AC – Iniciação Científica
Relatório AC – Leituras
Relatório AC – Palestras
Relatório AC – Projetos Comunitários
Relatório AC – Publicação
Relatório AC – Visita Técnica