Imagem do curso de ADM

Sobre o curso

  • O Curso de Administração da UNIFACP prepara você para os desafios de um mercado competitivo, oferecendo formação em gestão e empreendedorismo. Com um projeto pedagógico moderno, o curso desenvolve competências essenciais para atuar em empresas de diversos setores, incluindo indústrias, comércio, serviços e ONGs. Os administradores têm um papel crucial na geração de riqueza e no bem-estar da sociedade, gerenciando áreas como Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Logística. Em um cenário de globalização e inovação constante, sua capacidade de tomar decisões rápidas e analisar o ambiente de negócios é fundamental. O curso tem duração de 4 anos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h30. Inscreva-se no nosso vestibular e comece a construir seu futuro promissor na UNIFACP!

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos dos cursos de Administração do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP o seguinte perfil desejado:

Os alunos dos Cursos de Administração da UNIFACP deverão estar aptos a reconhecer e interpretar a razão de ser (missão) das organizações e atividades nas quais se virem inseridos, bem como os recursos e meios necessários para a adequada consecução de tais missões, dentro de uma filosofia de respeito social e ética empresarial. Deverão ainda desenvolver competência específica em sua área de habilitação, complementando o seu potencial de contribuição com a sociedade e suas organizações.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

 

A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a missão da organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;

O reconhecimento das missões favorece a compreensão da organização como processos, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;

Tal compreensão da organização favorece a escolha das práticas de gestão a serem aplicadas na busca da consecução de sua missão;

O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;

Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

 

Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, definidas pela Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade de Paulínia estruturou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com o objetivo de possibilitar ao administrador formado o desenvolvimento das seguintes competências:

 

I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos or ganizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Administrar significa gerenciar negócios, pessoas e recursos para alcançar metas definidas. O profissional formado em Administração de Empresas é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos de uma organização—humanos, tecnológicos, financeiros e materiais.

Os administradores analisam o ambiente organizacional, constroem cenários e definem estratégias para maximizar resultados com uso racional de recursos. Eles atuam em áreas como recursos humanos, finanças e logística, implementando programas, elaborando planejamentos e prestando consultoria.

Além disso, os administradores avaliam o desempenho organizacional, identificando oportunidades e ameaças, e tomando decisões operacionais e estratégicas que agregam valor em diversos mercados.

O bacharelado em Administração oferece uma formação generalista, preparando os egressos para atuar em organizações públicas e privadas, lucrativas ou não, caracterizando-se como um dos cursos com maior empregabilidade.

Trabalhos interdisciplinares em todos os semestres do curso, com aplicação predominantemente prática;
  • Orientação para Estágios
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Semana de Administração
  • Palestras e Debates
  • Monitoria
  • Cursos de Extensão
  • Empresa Junior
1º Módulo
    
2056Atividades de Extensão 53
162Seminários Gerais 80
270Psicologia Organizacional 40
280Introdução ao Direito 40
283Administração do Relacionamento com o Cliente 80
157Interpretação e Produção de Textos 80
766Liderança e Gestão de Equipes 40
789Homem e Sociedade 40
  Carga Horária453
    
2º Módulo
    
158Fundamentos da Matemática 80
268Evolução do Pensamento Administrativo 80
269Contabilidade 80
279Economia de Empresas 40
582Comunicação Empresarial 40
2057Atividades de Extensão 53
790Ciências Sociais 40
791Filosofia e Ética 40
  Carga Horária453
    
3º Módulo
    
699Sustentabilidade Organizacional 40
288Administração de Pessoas 80
289Processos Decisórios 40
676Matemática Financeira 80
773Análise das Demonstrações Contábeis 40
271Estrutura e Administração de Processos 80
2058Atividades de Extensão 53
792Direito Empresarial e Trabalhista 40
  Carga Horária453
    
4º Módulo
    
768Economia e Gestão do Setor Público 80
2059Atividades de Extensão 53
343Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
319Estatística 80
302Técnicas de Racionalização de Processos 40
793Direito Tributário 40
305Administração das Operações Produtivas 80
  Carga Horária453
    
5º Módulo
    
588Governança Corporativa40
796Metodologia do Trabalho Acadêmico40
795Elaboração e Análise de Projetos40
287Formação de Preços de Venda40
2060Atividades de Extensão53
278Administração Mercadológica80
794 Estatística Aplicada    80
  Carga Horária453
    
    
6º Módulo   
    
306Gestão das Informações Organizacionais 80
282Administração Financeira 80
799Métodos de Pesquisa 40
787Logística Empresarial – Transportes 40
320Aprendizagem Organizacional 40
798Marketing Internacional 40
819Planejamento Operacional 80
2061Atividades de Extensão 53
  Carga Horária453
7º Módulo
    
2062Atividades de Extensão 53
817Orientação TCC I 40
800Tópicos em Administração 80
314Ambiente Economico Global 80
360Gestão do Conhecimento 40
357Técnicas de Negociação 40
311Evolução do Pensamento Estratégico 80
801Pesquisa Operacional 40
  Carga Horária453
8º Módulo
    
317Jogos de Empresas 80
2063Atividades de Extensão 53
316Administração Estratégica 80
802Tópicos Avançados em Administração 80
803Excelência Organizacional 40
804Gestão de Negócios Internacionais 40
246Desenvolvimento Gerencial 40
818Orientação TCC II 40
  Carga Horária453
    
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 300 
 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO 320 
 
% CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA 16,75% 
 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS -533,33 
 
LIBRAS (optativa) -40 
 

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos dos cursos de Administração do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP o seguinte perfil desejado:
Os alunos dos Cursos de Administração da UNIFACP deverão estar aptos a reconhecer e interpretar a razão de ser (missão) das organizações e atividades nas quais se virem inseridos, bem como os recursos e meios necessários para a adequada consecução de tais missões, dentro de uma filosofia de respeito social e ética empresarial. Deverão ainda desenvolver competência específica em sua área de habilitação, complementando o seu potencial de contribuição com a sociedade e suas organizações.
Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a missão da organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;

  • O reconhecimento das missões favorece a compreensão da organização como processos, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;

  • Tal compreensão da organização favorece a escolha das práticas de gestão a serem aplicadas na busca da consecução de sua missão;

  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;

  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, definidas pela Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade de Paulínia estruturou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com o objetivo de possibilitar ao administrador formado o desenvolvimento das seguintes competências:

I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos or ganizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Administrar significa gerenciar negócios, pessoas e recursos para alcançar metas definidas. O profissional formado em Administração de Empresas é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos de uma organização—humanos, tecnológicos, financeiros e materiais.

Os administradores analisam o ambiente organizacional, constroem cenários e definem estratégias para maximizar resultados com uso racional de recursos. Eles atuam em áreas como recursos humanos, finanças e logística, implementando programas, elaborando planejamentos e prestando consultoria.

Além disso, os administradores avaliam o desempenho organizacional, identificando oportunidades e ameaças, e tomando decisões operacionais e estratégicas que agregam valor em diversos mercados.

O bacharelado em Administração oferece uma formação generalista, preparando os egressos para atuar em organizações públicas e privadas, lucrativas ou não, caracterizando-se como um dos cursos com maior empregabilidade.

Trabalhos interdisciplinares em todos os semestres do curso, com aplicação predominantemente prática;
  • Orientação para Estágios
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Semana de Administração
  • Palestras e Debates
  • Monitoria
  • Cursos de Extensão
  • Empresa Junior
1º Módulo
    
2056Atividades de Extensão 53
162Seminários Gerais 80
270Psicologia Organizacional 40
280Introdução ao Direito 40
283Administração do Relacionamento com o Cliente 80
157Interpretação e Produção de Textos 80
766Liderança e Gestão de Equipes 40
789Homem e Sociedade 40
  Carga Horária453
    
2º Módulo
    
158Fundamentos da Matemática 80
268Evolução do Pensamento Administrativo 80
269Contabilidade 80
279Economia de Empresas 40
582Comunicação Empresarial 40
2057Atividades de Extensão 53
790Ciências Sociais 40
791Filosofia e Ética 40
  Carga Horária453
    
3º Módulo
    
699Sustentabilidade Organizacional 40
288Administração de Pessoas 80
289Processos Decisórios 40
676Matemática Financeira 80
773Análise das Demonstrações Contábeis 40
271Estrutura e Administração de Processos 80
2058Atividades de Extensão 53
792Direito Empresarial e Trabalhista 40
  Carga Horária453
    
4º Módulo
    
768Economia e Gestão do Setor Público 80
2059Atividades de Extensão 53
343Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
319Estatística 80
302Técnicas de Racionalização de Processos 40
793Direito Tributário 40
305Administração das Operações Produtivas 80
  Carga Horária453
    
5º Módulo
    
588Governança Corporativa40
796Metodologia do Trabalho Acadêmico40
795Elaboração e Análise de Projetos40
287Formação de Preços de Venda40
2060Atividades de Extensão53
278Administração Mercadológica80
794 Estatística Aplicada    80
  Carga Horária453
    
    
6º Módulo   
    
306Gestão das Informações Organizacionais 80
282Administração Financeira 80
799Métodos de Pesquisa 40
787Logística Empresarial – Transportes 40
320Aprendizagem Organizacional 40
798Marketing Internacional 40
819Planejamento Operacional 80
2061Atividades de Extensão 53
  Carga Horária453
7º Módulo
    
2062Atividades de Extensão 53
817Orientação TCC I 40
800Tópicos em Administração 80
314Ambiente Economico Global 80
360Gestão do Conhecimento 40
357Técnicas de Negociação 40
311Evolução do Pensamento Estratégico 80
801Pesquisa Operacional 40
  Carga Horária453
8º Módulo
    
317Jogos de Empresas 80
2063Atividades de Extensão 53
316Administração Estratégica 80
802Tópicos Avançados em Administração 80
803Excelência Organizacional 40
804Gestão de Negócios Internacionais 40
246Desenvolvimento Gerencial 40
818Orientação TCC II 40
  Carga Horária453
    
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 300 
 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO 320 
 
% CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA 16,75% 
 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS -533,33 
 
LIBRAS (optativa) -40 
 

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors